O Motor Que Queima em Azul

751199main_ionengine_946-710

observatory_1501051A imagem acima mostra um motor de propulsão elétrica-solar que está sendo desenvolvido no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia, e que usa íons de xenônio para a propulsão. Uma versão anterior desse motor de propulsão elétrica-solar foi instalado e está em funcionamento na sonda Dawn da NASA que visita o cinturão de asteroides do Sistema Solar.

Esse motor está sendo considerado para fazer parte do projeto chamado de Asteroid Initiative, uma proposta de se usar uma nave operada remotamente para capturar um pequeno asteroide próximo da Terra e redirecioná-lo para uma órbita segura e estável no sistema Terra-Lua, onde posteriormente astronautas possam visitar e explorar esse asteroide. A imagem acima foi feita através de uma escotilha de visualização na câmara de vácuo no JPL, onde o motor de íons está sendo testado.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2516.html

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo