O Monte Hood e Uma Nuvem Lenticular

hoodcloud_canales_1700

observatory_150105Que tipo de nuvem é esse perto da montanha? Uma nuvem lenticular. Esse tipo de nuvem se forma no ar que passa sobre uma montanha, se ergue novamente, e esfria passado do ponto de orvalho, dessa maneira, a água molecuar carregada no ar condensa em gotículas. A natureza acamadada de algumas nuvens lenticulares podem fazer com que algumas delas se pareçam com gigantescas naves alienígenas. Nesse caso, a montanha, mostrada na imagem é o Monte Hood, localizado no Oregon, EUA. As nuvens lenticulares só se formam quando as condições são ideais, por exemplo, essa é a primeira que esse astrofotógrafo registrou uma nuvem lenticular à noite perto do Monte Hood. A imagem acima foi feita em meados do mês de Março de 2013, aproximadamente, duas horas antes do amanhecer.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130417.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.