O Monte Doom Em Titã

observatory_1501054O vídeo acima é baseado nos dados da sonda Cassini e mostra um sobrevoo de uma área da lua Titã de Saturno conhecida como Sotra Facula. Os cientistas nomearam o pico mais alto dessa área como Doom Mons, em homenagem ao vulcão que aparece na ficção de J.R.R. Tolkien, e a depressão próxima é a Sotra Patera. Os cientistas acreditam que essa região seja o melhor exemplo para um vulcão de gelo, ou um criovulcão. O sobrevoo mostra dois picos com mais de 1000 metros de altura. Estima-se que o Doom Mons tenha 1450 metros de altura com um diâmetro aproximado de 70 quilômetros. Múltiplas crateras também podem ser observadas, incluindo a Sotra Patera, que tem aproximadamente 1700 metros de profundidade e 30 quilômetros de largura. A região também apresenta fluxos interdigitais, chamados de Mohimi Fluctus. Todas essas são feições que indicam o criovulcanismo.

A topografia 3D vem do instrumento de radar da Cassini. A topografia também foi verticalmente exagerada por um fator de 10. A falsa cor nos frames iniciais mostra as diferentes composições do material na superfície como detectado pelo espectrômetro de mapeamento visual e infravermelho da Cassini. Nesse esquema de cores, as dunas tendem a parecer relativamente marrons e azuis. A cor azul sugere a presença de gelo exposto. Os cientistas pensam que as áreas brilhantes possuem uma cobertura orgânica que esconde o gelo e é diferente das áreas mais claras que as dunas. Os fluxos interdigitais aparecem na coloração branca amarelada brilhante, como a montanha e a caldeira. O segundo conjunto de cores mostra a elevação, com a cor azul sendo os pontos mais baixos e a cor amarela e branca sendo os pontos mais altos. As dunas aparecem em azul devido ao fato delas ocuparem áreas baixas. Os fluxos interdigitais são mais difíceis de serem observados nos dados de elevação, indicando que eles são finos, talvez com menos de 100 metros de espessura.

A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA, da ESA e da ASI. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini foi desenhado, desenvolvido e montado no JPL. O instrumento de radar foi construído pelo JPL e pela ASI, trabalhando com membros da equipe dos EUA e de alguns países da Europa. O espectrômetro visual e de infravermelho foi construído pelo JPL, com grande contribuição da ASI. A equipe de ciência do espectrômetro visual e de infravermelho é baseada na Universidade do Arizona em Tucson.

mountdoom

Fonte:

http://www.wired.com/wiredscience/2013/01/space-photo-of-the-day-2?pid=7056

alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.