O Mito da Super Lua

superlua_st_01

observatory_150105A perpetuação do mito da Super Lua é motivada na sua maioria pelo desejo por publicidade. Mas o que nós chamamos de Super Lua é apenas um truque dos nossos olhos.

Temos que tomar cuidado com muita coisa que ouvimos e lemos na mídia sobre a chamada Super Lua. A próxima Super Lua acontecerá no próximo domingo às 08:32 hora de Brasília.

O termo Super Lua, foi cunhado pela primeira vez pelo astrólogo Richard Nolle para descrever a Lua Cheia, ou Lua Nova quando ela está a menos de 359000 km da Terra. Isso é algo em torno de 6% mais perto do que a média da distância entre a Terra e a Lua.

Apesar de estar mais próxima do que o usual, as Super Luas são ordinárias e pela definição de Nolle, acontece algumas vezes por ano. Mas a mídia logicamente não fala sobre isso – nós não podemos imaginar as manchetes dizendo, “Saia Para Fora e Vá Ver A Lua Que Está Um Pouco Maior do Que Ela Realmente É!, ou “Olhe Para Fora Para Ver Esse Evento Que Acontece Algumas Vezes Por Ano”, não é mesmo?

Nos últimos dias, e nos próximos dias, até domingo, você irá ouvir estatísticas sobre o tamanho e o brilho da Lua nesse fim de semana, mas não seja tolo. Essa Super Lua será aproximadamente 7% maior do que a média da Lua Cheia. A maior parte das fontes diz que a Lua aumentará em 14% seu tamanho, isso acontece, pois eles estão comparando o seu tamanho com a menor Lua Cheia do ano.

A Super Lua nesse fim de semana também trará as maiores marés de 2013, pois a Lua mais próxima exerce uma força gravitacional mais forte, criando mais variações entre as marés. Contudo, essa variação é difícil de ser responsável por terremotos massivos, inundações, ou erupções vulcânicas.

Mas mesmo apesar da Lua não ser notavelmente maior na noite da Super Lua, no mínimo sem nenhum tipo de ferramenta de medida, muitos ouvirão sobre sair para ver uma imensa Lua Cheia flutuando sobre as árvores. A chamada Ilusão da Lua faz com que a Lua pareça maior quando observada ao longo do horizonte e pode levar as pessoas a acreditarem no mito da Super Lua.

Ninguém entende muito bem por que a Ilusão da Lua acontece, mas existem duas teorias que os psicólogos pensam que possa explicar esse efeito.

Uma teoria diz que o nosso cérebro percebe a distância até o céu diretamente sobre as nossas cabeças como se fosse mais perto do que a distância para o horizonte. Nós pensamos que a Lua deve ser grande ao longo do horizonte, pois nós percebemos a distância para o horizonte como sendo maior. Não achou a teoria válida? Olhe a imagem abaixo. A linha superior da figura parece ser maior do que a linha inferior. Mas se você medir por você mesmo, surpreendentemente, encontrará como resultado que todas as linhas são do mesmo tamanho.

superlua_st_02

A Ilusão de Ebbinghaus diz que se nós percebemos o tamanho de um objeto com base no tamanho relativo do que está a sua volta. Os dois círculos laranjas na imagem abaixo são de tamanhos idênticos, mesmo assim, o círculo na direita parece ser maior pois ele está circundado por círculos menores.

Os psicólogos também sugerem que a Lua sobre nossas cabeças parece menor pois ela está circundada pelo espaço vazio, enquanto que a Lua perto do horizonte aparece maior graças a justaposição do objeto contra árvores, prédios e outras feições. A imagem abaixo mostra dois círculos laranjas de tamanhos idênticos. Mas o círculo laranja na direita parece maior do que o da esquerda devido ao tamanho relativo dos círculos ao redor.

superlua_st_03

Assim sendo a Super Lua pode parecer maior do que o normal se você a observar na noite quando a Lua estiver nascendo, mas a diferença no tamanho real não é grande o suficiente para ser notada.

Então o que temos para observar no próximo domingo? Como sempre, a Lua Cheia é uma ótima oportunidade para a astrofotografia, ela é tão brilhante que você precisará somente da exposição de uma fração de segundo para registrá-la. Tecnicamente, como já falamos a Super Lua acontece às 08:32 hora de Brasília, desse domingo, mas a Lua irá brilhar intensamente da noite de sábado até a noite de domingo.

E, apesar do fato de que a Super Lua não ser algo tão extraordinário com você pense qualquer Lua Cheia ainda é uma visão espetacular de se acompanhar.

Fonte:

http://www.skyandtelescope.com/community/skyblog/observingblog/Supermoon-June2013-212330751.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo