O MISTERIOSO SINAL DE RÁDIO DE PROXIMA CENTAURI – SPACE TODAY TV EP2383

VISITEM A SPACE TODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO CANAL SPACE TODAY:

https://spacetodaystore.com

Desde a década de 1970, quando foi registrado o famoso sinal WOW, o ser humano tenta de todas as maneiras conseguir detectar um sinal de rádio vindo de outra estrela.

Isso tem um motivo, diferente dos astrobiólogos que buscam pelas chamadas bioassinaturas, ou seja, a presença de algum tipo de ser vivo em planetas distantes, existe um grupo de pesquisadores que busca pelas chamadas tecnoassinaturas.

Isso quer dizer, indícios de que exista em algum lugar por aí uma civilização inteligente, e um desses indícios seria a captação de ondas de rádio, pois um indicativo da inteligÊncia de uma civilização seria a capacidade dela criar um equipamento de rádio e enviar sinais para o universo.

Então em busca desses sinais existem alguns projetos pelo mundo.

O projeto SETI é um projeto muito conhecido, mas mais recentemente ele foi englobado pelo projeto conhecido por Breaktrough Listen, o programa financiado pelo Marks zuckeberg e pelo Yuti Milner.

Esse programa usa as maiores antenas de rádio do mundo para procurar, ou melhor, “ouvir” o universo atrás de um sinal emitido por uma civilização inteligente.

Uma quantidade absurda de dados é registrada e muito trabalho é feito em cima dos dados.

Um dos equipamentos que participa desse programa é a antena de Parkes na Austrália.

Então, em 29 de abril de 2019, foram coletados os dados que revelaram um sinal interessante.

Os astrônomos estavam usando a antena de Parkes para estudar flares na estrela Proxima Centauri e entender como essas flares poderiam afetar o Proxima b o exoplaneta mais próximo da Terra.

Os astrônomos observaram a estrela por 26 horas e entre os sinais detectados teve um que chamou a atenção em 980 megahertz.

Esse sinal foi denominado de Breaktrough Listen Candidate 1 é um feixe estreito, e revisitando o sinal os astrônomos notaram que a observação de Proxima Centauri durou 30 minutos no decorrer de 1 semana.

O radiotelescópio observa a estrela por um tempo, depois observa qualquer ou tra parte do céu para procurar por algum sinal.

E assim, em 5 dos 30 minutos de observação de Proxima Centauri o sinal voltou.

Embora seja um sinal interessante, os astrônomos já falaram que 99.9% de chance de ser algo da própria Terra.

Mas mesmo assim, os astrônomos estão preparando um artigo científico que deve ser publicado em breve.

E aí, o que vocês acham? Será que tem alguma civilização inteligente em Proxima b tentando fazer contato com a gente aqui na Terra.

Provavelmente não, mas fica aí um belo roteiro para um filme de Hard Sci-Fi.

Fontes:

https://www.scientificamerican.com/article/alien-hunters-discover-mysterious-signal-from-proxima-centauri/

https://www.theguardian.com/science/2020/dec/18/scientists-looking-for-aliens-investigate-radio-beam-from-nearby-star

#PROXIMACENTAURI #RADIOSIGNAL #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.