O MISTERIOSO E TUMULTUADO CENTRO DA VIA LÁCTEA | SPACE TODAY TV EP1989

OUÇA O QUINTO EPISÓDIO DO PODCAST HORIZONTE DE EVENTOS:

https://soundcloud.com/user-956768544/horizonte-de-eventos-episodio-5-onde-estao-as-sementes-dos-buracos-negros-supermassivos

O centro da Via Láctea é um lugar muito tumultuado, algumas vezes ele explode algumas bolhas. Os astrônomos, usando o telescópio MeerKAT na África do Sul descobriram um par de enorme bolhas de partículas e alta energia vagando a centenas de anos-luz acima e abaixo do buraco negro supermassivo central da Via Láctea.

O MeerKAT é sensível a um tipo de ondas de rádio chamado de radiação sincrotron, que é causada por partículas carregadas como elétrons que se movem a uma velocidade próxima da velocidade da luz. Assim é possível mapear o centro da Via Láctea com essa radiação e aprender muitas coisas.

Leia a matéria completa no blog:

https://spacetoday.com.br/as-gigantescas-e-estranhas-bolhas-de-alta-energia-no-centro-da-via-lactea/

#ViaLáctea #MeerKat #Bolhas

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.