O Mistério do Nascimento de Estrelas na Nebulosa de Orion

Essa imagem aqui reproduzida mostra uma composição de três cores do jovem objeto Herbig-Haro 34 no estágio protoestelar de evolução a 1500 anos-luz de distância da Terra localizado próximo da Nebulosa de Orion – uma das regiões de nascimento de estrela mais produtiva que existe. Esse objeto é incrível, de uma aparência muito complicada que inclui dois jatos opostos que se espalham na matéria interestelar. Essa estrutura é produzida por bolhas de gás que explodem como projéteis a partir da estrela em alta velocidade (aproximadamente 250 km/s). Isso parece indicar que a estrela está tendo a experiência explosões episódicas quando grande quantidade de material cai do disco que circunda a estrela. A enigmática “cachoeira” a esquerda na imagem ainda é um mistério sem explicação.

Fonte:

http://www.stumbleupon.com/su/1J1vEP/www.dailygalaxy.com/my_weblog/2010/07/image-of-the-day-mystery-of-star-birth-in-the-orion-nebula.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.