O Mistério da Corrente de Crateras Secundárias da Davy G

A imagem acima, feita pelo grande pesquisador Maurice Collins (http://moonscience.yolasite.com/) surgiu há aproximadamente um ano atrás, antes do lançamento da fantástica ferramenta chamada de Quick Map, pelo site responsável pelas divulgações dos resultados obtidos pela sonda LRO. A imagem acima nos faz pensar se a grande cratera localizada um pouco além da parte terminal leste da corrente de crateras secundárias, a Davy G, estava ou não relacionada com essa corrente. A razão para pensar isso pode ser pelo fato da cratera Davy G se apresentar de forma alongada e exatamente alinhada com a direção da corrente. A imagem abaixo foi retirada da ferramenta Quick Map, foi feita com o Sol a pino e mostra a forma de lágrima da cratera Davy G. Feições similares a essa, chamadas de secundárias assimétricas já foram estudadas, e os estudos descobriram que existem em alguns casos pequenos pontos terminais distantes de sua fonte. Se esse é o caso para muitas crateras em forma de lágrima menores do que essa, talvez essas correntes tenham sido formadas por uma pequena montanha de material ejetado e as crateras menores na corrente de Davy se formaram por material que caiu da montanha à medido que fluía para leste. Poderia se esperar no caso da Davy G que a massa de material ejetado fosse pulverizada e que os pedaços caíssem à medida que esse material ejetado fosse expelido. A Corrente Davy aponta na direçãoo da Bacia Humorum, mas essa bacia é muito velha para ser a fonte desse tipo de corrente jovem. Já foi argumentado anteriormente que a Corrente Davy poderia ser o resultado de um cometa ou asteroide semelhante ao Shoemaker-Levy, ou seja, um corpo que se chocou com a Lua já em pedaços. Mas seria esse um bom argumento?

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/May+27%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.