fbpx

O Meteorito de Sutter’s Mill

No último domingo, dia 22 de Abril de 2012, a brilhante bola de fogo de um meteoro riscou o céu sobre a Califórnia e o estado de Nevada produzindo estrondos sônicos que puderam ser ouvidos numa grande área por volta das 7:51 da manhã, hora local. Estima-se que o meteoro tinha o tamanho aproximado de um carro tipo minivan. O astrônomo Peter Jenniskens subsequentemente recuperou os fragmentos do meteorito mostrados acima totalizando 4 gramas, esse é o segundo encontrado no estacionamento do Parque Estadual Henningsen-Lotus, um local não muito distante de Sutter’s Mill. E por esse motivo ele é agora conhecido como o meteorito de Sutter’s Mill, um local que é famoso, pois é associado com a corrida pelo ouro na Califórnia. Esse meteorito também é considerado como ouro para os astrônomos, acredita-se que ele seja de um tipo raro conhecido como CM carbonáceo condrito, um tipo de meteorito rico em compostos orgânicos e similar ao Meteorito Murchison. Para traçar a órbita do meteorito, detalhes de sua partição e para localizar mais fragmentos, os cientistas estão também buscando por vídeos desse registro. As câmeras de segurança nessa vasta área podem ter acidentalmente capturado a queda do meteorito no dia 22 de Abril de 2012 às 7:51 da manhã hora, PDT, em regiões como SF Bay, Los Angeles e Redding, na Califórnia, Reno e Tonopah em Nevada e até em regiões mais ao sul de Oregon perto de Salt Lake City em Utah.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120428.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.