O Mare Humorum Parcialmente Sem Anel

Na imagem acima, um anel montanhoso da Bacia Humorum imediatamente salta a nossa vista e nos chama a atenção. Essa é a cadeia de montanhas que começa no lado oeste da cratera Gassendi (as montanhas informalmente conhecidas como Montanhas Percy) e vira ao redor da costa oeste do mar com algumas interrupções. Pelo fato da cena estar sendo iluminada pelo Sol do amanhecer, os picos massivos do anel são destacados pelo brilho. Ao longo da parte sudoeste da bacia, o anel se quebra em picos menores e desconectados que cobrem uma largura mais vasta do que a cadeia ao norte. Estranhamente, um círculo definido pelo anel oeste curva diretamente em direção à escarpa Kelvin. E então ele torna-se mais difícil de se traçar o anel da bacia, especialmente no lado leste, que tem mais lacunas do que pedaços contínuos. Pode-se pensar que o anel fraco a não existente na parte leste pode ser devido a sua elevação mais baixa, talvez o Humorum formou um interior não observado mergulhando para leste. Mas isso não é topograficamente verdadeiro. Será que isso é um impacto oblíquo, como o Crisium com o lado mais baixo muito mais baixo? Na verdade não existem evidências para que possamos certificar isso. Então, o que aconteceu com o anel perdido do Humorum?

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/May+15%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.