fbpx

O Mapeamento e a Caracterização Geológica da Cratera Gale Em Marte

Você gostaria de conhecer melhor o local onde o veículo robô Curiosity pousou em Marte? Se sim, estou postando aqui esse belo artigo da caracterização geológica da cratera Gale. Tudo bem, pode ser chato, e muito científico, e é mesmo, mas é interessante para quem estiver com curiosidade de conhecer a fundo onde está o mais moderno robô que já pousou em Marte.

Nesse artigo os autores mapearam as unidades geomorfológicas do monte central da cratera Gale e propuseram o local de pouso do Mars Science Laboratory, desenvolvendo uma estratigrafia de inferência e acessando hipóteses para a origem do monte. Entre as principais descobertas feitas nesse artigo estão: canais sinuosos invertidos na elipse determinada como local de pouso, fraturas cimentadas na parte inferior do monte, e possíveis camadas cruzadas na unidade superior do monte sugerindo uma origem eólica para essa parte superior do monte.

Fonte:

http://marsjournal.org/contents/2010/0004/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .