O Mapa de Elementos da Remanescente de Supernova Cassiopeia A

The debris from an exploded star located about 11,000 light years from Earth.

observatory_150105A imagem compara uma ilustração artística (esquerda) de uma imagem simplificada das camadas internas de uma estrela pouco antes de explodir para formar a remanescente de supernova Cassiopeia A com uma imagem obtida pelo Chandra (direita) do que nós conseguimos observar hoje.

Os diferentes elementos estão representados por diferentes cores: ferro (azul), enxofre e silício (verde), e magnésio, neônio e oxigênio (vermelho). A imagem do Chandra usa o mesmo esquema de cores para mostrar a distribuição do ferro, enxofre e magnésio na remanescente de supernova. Uma comparação da ilustração e do mapa de elementos do Chandra, mostra claramente que a maior parte do ferro, que de acordo com os modelos teóricos da pré-supernova estava originalmente no interior da estrela, está agora localizado nas bordas externas da remanescente.

Fonte:

http://chandra.harvard.edu/photo/2012/casa/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.