O Mais Novo Atlas Lunar

Muitos mapas lunares têm sido desenhados nos últimos 400 anos, e dezenas de atlas fotográficos também têm aparecido. A Lua parece que exige que seja descrita, seus vasto número de detalhes precisam ser ordenados e nomes e designações necessitam ser colocados de forma cuidadosa. Alguns recentes atlas de imagens tem sido construídos por astrônomos amadores muito bem informados, e essa imagem aqui reproduzida foi retirada do último que se tem conhecimento. O autor, Frederick Dase, tem uma vasta experiência, ele anteriormente preparava livros e catálogos para os observadores de galáxias, aglomerados de estrelas objetos Messier e outros, e agora criou um atlas lunar digital que possui tanto a imagem correta como invertida, o que é útil para determinadas observações. O que ele fez foi criar um mosaico juntando 96 imagens do Consolidates Lunar Atlas e então quebrou esse mosaico em 38 painéis, onde ele adicionou o nome das feições, as letras além de uma malha de 10 graus tanto em latitude como em longitude. Esse novo atlas lunar pode ser baixado e acessado nesse endereço que possui os diferentes formatos em que ele está disponível: http://www.astronomylogs.com/pages/moon.html.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/December+21,+2010

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.