fbpx

O Maior Pedaço do Meteorito Russo Encontrado Até Agora Pesa 1kg

pedaco_meteorito_russo_01

observatory_150105O meteorito que caiu na Rússia no último dia 15 de Fevereiro de 2013 virou a verdadeira vaca leiteira dos Urais. Tanto amadores como especialistas estão pesquisando de forma agressiva a área em busca dos restos do meteoro, enquanto que empreendedores vendem dezenas de fragmentos de meteoros online, camisetas, guias turísticos e até mesmo cookies.

O maior fragmento até então oficialmente confirmado do meteorito foi encontrado nessa segunda-feira, dia 25 de Fevereiro de 2013 por uma expedição de esquiadores locais.

“Ele pesa em torno de um quilo”, disse Viktor Grokhovsky da Urals University. “Nós ainda não pesamos de forma precisa o pedaço, já que ele precisa ser conservado primeiro para que não fique acidificado”.

Scientists analyze structure of meteorite fallen in Chelyabinsk region

O número de fragmentos encontrados pelos especialistas autorizados em meteoritos já soma algumas centenas até agora. Os vendedores online de meteoros sugerem que existam muitas centenas de pedaços, só que eles não podem provar se algum desses pedaços é real.

Grokhovsky acredita que muito mais pedaços ainda estão para serem encontrados, incluindo um grande pedaço que pode estar localizado no fundo do lago Chebarkul. Esse grande pedaço poderia ter mais de 60 cm.

Os cientistas e os mergulhadores prometem vasculhar cada centímetro do Lago Chabarkul. As equipes estão no local com todo o equipamento possível que poderia ajudar nessa busca.

Se você não encontrar nenhum meteorito você pode comprar um. Os numerosos anúncios online oferecem fragmentos de meteoritos de tamanhos menores para a venda. Os preços variam de alguns dólares até alguns milhares. A oferta mais cara até agora é de uma loja online chinesa que vende um pedaço por 100000 yuan, cerca de US$16000.

Scientists analyze structure of meteorite fallen in Chelyabinsk region

Os vendedores afirmam que esses fragmentos seriam reais. Eles dizem que objetos extraterrestres trarão boa sorte e ajudarão a tratar a depressão. Se você não tiver dinheiro para comprar um pedaço, existem camisetas com meteoritos impressos, e muitas outras lembranças certamente em breve serão colocadas à venda.

O meteorito pode trazer sorte, e dinheiro, não apenas para os proprietários físicos de coisas reais ou falsas e para seus especuladores, mas também para negociantes sérios. Confeitarias locais estão comprando a licença para poderem comercializar os nomes Mystery Meteorite, Urals Meteorite, e Chebarkul Meteorite, com o plano de produzir cookies e doces.

Os turistas podem agora comprar um tour guiado até o lago Chebarkul para ver o local da queda do histórico meteorito. Autoridades locais esperam que o lago até agora nada famoso atraia multidões de turistas para a região.

Scientists analyze structure of meteorite fallen in Chelyabinsk region

Os museus locais também compartilham dessa esperança. Eles já colocaram em exposição fotos e vídeos da dramática entrada do meteorito que inclui tanto imagens raras como as já virais.

Para lembrar, o meteorito caiu na região dos Montes Urais na Rússia no dia 15 de Fevereiro de 2013. A onda de choque quebrou janelas localizadas a centenas de quilômetros de onde ocorreu a explosão, ferindo aproximadamente 1500 pessoas. Ninguém foi morto no incidente, um fato até considerado um milagre por muitos, especialmente porque os cientistas dizem que a explosão do meteorito na atmosfera foi 30 vezes mais forte que a explosão da bomba nuclear de Hiroshima na segunda guerra mundial.

pedaco_meteorito_russo_05

Fonte:

http://rt.com/news/meteorite-rush-biggest-fragment-404/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo