O Local de Pouso da Missão Phoenix Em Marte 10 Anos Depois

Uma imagem recente, feita desde a órbita de Marte, mostra o local onde a missão Phoenix Mars da NASA, pousou na parte norte do Planeta Vermelho a aproximadamente 1 década atrás. E a imagem mostra como a poeira, e areia marciana cobriram as marcas do pouso da missão.

O módulo de pouso Phoenix, a sua cobertura e paraquedas ainda estão visíveis na imagem feita em 21 de Dezembro de 2017, pela High Resolution Imaging Science Experiment, a famosa câmera HiRISE, que viaja na órbita de Marte a bordo da sonda MRO, Mars Reconnaissance Orbiter. Mas se você comparar essa imagem recente, com a imagem feita em 25 de Maio de 2008 do local de pouso verá que as marcas no solo deixadas pelo processo de pouso da sonda, foram cobertas de poeira e areia.

Em Agosto de 2008, a Phoenix, completou seus três meses de missão estudando o gelo, o solo e a atmosfera de Marte. O módulo de pouso trabalhou por 2 meses amis antes da luz solar diminuir de intensidade fazendo com que a energia se tornasse baixa e insuficiente para manter o módulo funcionando. O módulo, energizado pela luz solar, não foi desenvolvido para sobreviver nas condições frias e de escuridão do inverno ártico marciano.

Para informações adicionais sobre a missão Phoenix, acesse:

https://www.nasa.gov/mission_pages/phoenix/main/index.html

Para informações adicionais sobre a missão da Mars Reconnaissance Orbiter, acesse:

https://mars.nasa.gov/mro/

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/nearly-a-decade-after-mars-phoenix-landed-another-look

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.