O Legado da Cratera Lermontov em Mercúrio

EW1003010537I.map

observatory_1501051O assoalho brilhante da cratera Lermontov, imageada primeiramente pela sonda Mariner 10, se destaca em contraste ao terreno ao redor de Mercúrio. A grande depressão encontrada no assoalho tem sido interpretada como sendo de origem vulcânica explosiva, dando uma ideia da história vulcânica do planeta Mercúrio. A superfície dentro da cratera também parece ter sido alterada pela formação de cavidades.

A imagem acima foi adquirida como parte das observações coloridas planejadas de alta resolução. Observações coloridas são imagens feitas de pequenas áreas da superfície de Mercúrio com uma resolução maior que 1 km/pixel usada no mapa base tradicional de 8 cores. Durante a missão primária de um ano da sonda MESSENGER em Mercúrio, centenas de observações coloridas planejadas foram obtidas. Durante a missão estendida, observações coloridas planejadas são mais raras, já que o mapa base de 3 cores cobriu o hemisfério norte de Mercúrio com a mais alta resolução possível para imagens coloridas.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1168

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.