O Lançamento Do Foguete do Experimento Daytime Dynamo Pela NASA Em 4 De Julho de 2013

dynamo1_1

observatory_150105Dois foguetes suborbitais foram lançados com sucesso com 15 segundos de diferença na manhã de 4 de Julho de 2013 desde o NASA Wallops Flight Facility como parte do estudo de correntes elétricas na ionosfera. O projeto é desenhado para estudar uma corrente global chamada de dínamo, que passa através da ionosfera.

O lançamento do foguete Black Brant V às 10:31:25 a.m. e do Terrier Improved Orion às 10:31:40 a.m. foi parte do experimento Daytime Dynamo, um projeto conjunto entre a NASA e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, a JAXA.

O primeiro foguete carregava uma carga que coletou dados das partículas neutras e carregadas na ionosfera. O segundo foguete lançou uma longa cauda de gás lítio para poder rastrear como os ventos atmosféricos superiores variam com a altitude. Acredita-se que esses ventos dirijam as correntes do dínamo.

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/daytime-dynamo-rocket-launch/#.UddAivm1HTo

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo