O Lançamento da Missão IRIS da NASA

757695main_2013-2962-full_full

observatory_150105A imagem acima mostra um avião Orbital Sciences L-1011 depois de acabar de levantar voo da Base da Força Aérea de Vandenberg na Califórnia com a missão de lançar a sonda da NASA IRIS numa órbita baixa da Terra. IRIS, a sigla para Interface Region Imaging Spectrograph, foi lançada no dia 27 de Junho de 2013.

A IRIS faz parte da chamada Small Explorer Mission da NASA e tem como objetivo observar como o material solar se movimenta, absorve energia e se aquece à medida que ele viaja através de uma região pouco entendida localizada na atmosfera inferior do Sol. Essa região de interface entre a fotosfera do Sol e a coroa fornece energia para sua atmosfera dinâmica e super aquecida além de dirigir os ventos solares.

Abaixo vocês podem encontrar um infográfico que explica em detalhes como a IRIS irá funcionar além de todos os vídeos relacionados com o lançamento dessa missão.

iris-solar-satellite-130531b-02

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2542.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo