O Lado Oculto da Lua

farside_lro1600


observatory_150105Gravitacionalmente presa à Terra em um rotação síncrona, a Lua sempre apresenta o seu lado visível para nós seres humanos. Da órbita lunar, contudo, o lado oculto do nosso satélite pode ser algo familiar. De fato, essa imagem nitida, um mosaico feito pela câmera de grande angular da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, está centrada no lado oculto da Lua. Parte de um mosaico global commais de 15000 imagens, adquirido entre Novembro de2009 e Fevereiro de 2011,a versão de mais alta resolução mostra feições emescalasde100 metros por pixel. Surpreendentemente, a superfície rugosa e repleta de crateras do lado oculto da Lua é muito diferente da superfície do lado visível,que é coberto com mares suaves de material lunar mais escuro. A provável explicação é que o lado oculto da Lua tem uma crosta mais espessa, fazendo com que seja mais difícil derreter material do interior da Lua para que ele flua na superfície e forme os mares suaves.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140405.html


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.