O Lado Noturno de Caronte

nh-charon_stack_v5_fill

Depois de realizar sua maior aproximação de Plutão, no dia 14 de Julho de 2015, a sonda New Horizons registrou essa imagem impressionantemente bela do lado noturno da maior lua do planeta anão, Caronte.

Somente com a sonda no lado escuro de Plutão poderia registrar essa imagem, com uma fina parte brilhante iluminada pelo Sol, na parte inferior esquerda da lua Caronte. A noite já dominava todo o resto da lua, e apesar da falta de luz do Sol na maior parte da sua superfície, ainda é possível notar, mesmo que de forma tímida, as feições da superfície de Caronte, devido a luz que refletida de Plutão, da mesma maneira que acontece com a luz cinérea da Lua aqui no sistema Terra-Lua. Caronte tem 1214 quilômetros de diâmetro, é aproximadamente do tamanho do estado norte-americano do Texas.

Os cientistas da New Horizons estão usando imagens similares a essa para mapear porções de Caronte que não foram visíveis durante o sobrevoo. Entre essas feições está o polo sul de Caronte, que aparece no topo dessa imagem. Essa região entrou na noite polar em 1989 e ficará sem ver a luz solar até o ano de 2107. As temperaturas na região polar de Caronte caem para perto do zero absoluto durante esse longo inverno.

Essa imagem final é uma combinação de 16 imagens feitas com 1 segundo de exposição pelo instrumento LORRI da New Horizons. A imagem foi feita às 23:30, hora de Brasília, do dia 16 de Julho de 2015, a uma distância de aproximadamente 3.1 milhões de quilômetros de Caronte.

Fonte:

http://www.nasa.gov/image-feature/charon-s-night-side

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.