fbpx

O Jato de Poeira E Gelo do Cometa 67P Registrado Pela Sonda Rosetta

De onde vem a cauda dos cometas? Não existe um lugar óbvio no núcleo dos cometas de onde os jatos que criam suas caudas emanam. No ano de 2016, a sonda Rosetta da ESA, não só fez imagens de um jato emergindo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, mas também voou através dele. A imagem acima mostra um pluma brilhante emergindo de uma pequena depressão circular delimitada por uma parede com cerca de 10 metros de altura. Análises dos dados da sonda Rosetta mostram que o jato é composto tanto de poeira como de gelo. O terreno indica que algo provavelmente aconteceu bem abaixo da superfície porosa para criar essa pluma. Essa imagem foi feita em Julho de 2016, cerca de dois meses antes da missão da sonda Rosetta terminar, com um impacto controlado na superfície do cometa 67P.

Para saber mais sobre essa pluma, e ler o artigo original onde foi publicada essa matéria, assista ao episódio do Space Today TV abaixo:

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap171106.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .