O Interior Repleto de Cavidades da Cratera Tyagaraja em Mercúrio

A imagem acima feita pela Câmera de Ângulo Restrito (NAC) da sonda MESSENGER nos dá uma bela visão de alta resolução da cratera Tyagaraja. A cratera recebeu esse nome em homenagem a Kakarla Tyagabrahmam, coloquialmente conhecido como Tyagarajar, um compositor do século 18 da música Carnática, ou a música clássica do sul da Índia. Uma das feições mais marcantes da cratera Tyagaraja é o grande número de cavidades que cobrem grandes porções do interior da cratera, essas cavidades podem ter se formado pela sublimação de um componente do material quando exposto pelo o impacto original. Quando a imagem é colorida aberturas vulcânicas avermelhadas podem ser vistas no centro da cratera.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=861

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.