O INSTRUMENTO SHERLOC E A BUSCA POR VIDA EM MARTE | SPACE TODAY TV EP2264

PARA ADQUIRIR O CURSO DE MARTE E UM PACOTE INCRÍVEL DE VANTAGENS USE O LINK ABAIXO:

httpe://academyspace.com.br/marte

Em todos esses vídeos que estou fazendo do rover Perseverance eu sempre tenho falado que o seu principal objetivo será descobrir sinais de vida passada em Marte.

E para isso, o rover vai usar um instrumento em particular.

Seu nome, SHERLOC, uma sigla que quer dizer, Scanning Habitable Environments With Raman & Luminescence For Organics & Chemiclas.

É esse instrumento que será usado para detectar elementos químicos em Marte, e moléculas que estiveram de alguma forma ligadas com a vida no passado do planeta.

Só que existe um desafio muito grande nisso, como saber se algo tem relação com a vida, ou não.

Então aí é que entra o grande segredo do instrumento SHERLOC, o seu sistema de calibração.

Os cientistas usaram 11 coisas que foram calibradas pelo SHERLOC e vocês vão ver que os objetivos vão muito além de encontrar vida.

O SHERLOC está montado no final do braço robótico do rover e o instrumento como um todo inclui, um laser, uma câmera e analisadores químicos, chamados de espectrômetros.

Esses componentes serão usados de forma integrada para pesquisar por substâncias que foram alteradas pela água e que possivelmente possam revelar evidências de uma vida microscópica antiga em Marte.

E para fazer o instrumento operar de forma consistente, os cientistas construíram um equipamento para calibração, na verdade, eles construíram um alvo de calibração.

Esse alvo tem o tamanho de um celular e fica montado na frente do rover, e nele se tem 10 alvos que consistem de amostras de diferentes materiais.

A ideia é que de vez em quando os cientistas possam verificar a função do SHERLOC direcionando para diferentes materiais no alvo.

Como eles sabem qual a leitura tem que dar quando o SHERLOC está funcionando corretamente, eles conseguem calibrar o instrumento e assim fazer as medidas do solo marciano.

Esse alvo de calibração além de possuir materiais que estão ligados com a vida marciana tem também algumas coisas interessantes.

Por exemplo, está ali uma amostra do que poderia ser a roupa de futuros astronautas marcianos.

O SHERLOC de tempos em tempos irá verificar esse material para saber como as condições marcianas estão atuando nele e isso será muito importante para posteriormente construir o traje espacial dos astronautas que irão explorar Marte.

E a comparação será feito com um material semelhante que ficou aqui na Terra e que estará numa câmara de teste que imita as condições marcianas.

Outra coisa interessante que tem no alvo de calibração do SHERLOC é uma amostra de um meteorito marciano que foi encontrado na Terra em 1999.

Os pesquisadores com isso poderão entender as interações químicas entre a superfície e a atmosfera do planeta com o passar do tempo, algo muito importante para se entender sobre a dinâmica do planeta.

E aí, será que o SHERLOC irá encontrar a tão famosa e tão falada vida em Marte, mesmo que evidências de uma vida passada?

Fonte:

https://scitechdaily.com/how-sherloc-will-help-nasas-perseverance-rover-search-for-signs-of-life-on-mars/

#SHERLOC #PERSEVERANCE #MARS2020 #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.