fbpx

O INCRÍVEL SISTEMA DE POUSO DO ROVER PERSEVERANCE DA NASA

ENTRE NO LINK ABAIXO E TENHA ACESSO AO EBOOK EXCLUSIVO DO SPACE TODAY SOBRE A MISSÃO DO ROVER PERSEVERANCE DA NASA EM MARTE:

https://spacetoday.com.br/perseverance/

PARA VOCÊ JÁ MARCAR NA AGENDA A LIVE HISTÓRICA DA CHEGADA DO PERSEVERANCE EM MARTE!!!

https://www.youtube.com/watch?v=2eva-zGUpTs

Foram 7 meses de viagem até Marte, e a viagem está acabando, mas não adianta nada o lançamento ser bom, a viagem ótima, se na hora de pousar você não conseguir e ter problemas.

Por isso, uma das coisas mais importante numa missão que vai pousar em Marte é justamente o seu sistema de pouso.

Depois de passar pelos chamados 7 minutos de terror, todo o sistema tem que estar apto a realizar um pouso suave em um local apropriado, sem colocar uma missão dessas em risco.

E o Perseverance que estará pousando em Marte na próxima quinta feira dia 18 leva o sistema mais moderno de pouso já criado.

O sistema como um todo se chama Lander Vision System, ou LVS.

Embora a Cratera Jezero, seja grande, você não quer pousar em qualquer lugar, existe uma elipse de pouso e outra, mesmo dentro dessa elipse existem problemas, peda;cos de rochas muito grande, pequenas depressões com ângulos que colocam em risco a missão entre outras coisas.

Assim, no coração do LVS está o que se chama de TRN, ou Terrain-RElative Navigation.

Para isso, inúmeros testes foram feitos em laboratório e em campo, os testes de campo foram realizados no Deserto de Mojave.

O problema principal de Marte, a sonda vem numa alta velocidade, e precisa reduzir e muito essa velocidade, antes de pousar, só que na presença de fina atmosfera, muito tênue, e isso acaba atrapalhando tudo de forma decisiva.

Por isso, mesmo testando em Terra funcionar em Marte não é tão fácil.

Em 2019 aconteceu o teste final do sistema LVS e do TRN, com um protótipo sendo lançado de um helicóptero.

Para quem não sabe, o TRN, funciona da seguinte maneira.

O rover está levando em seus computadores uma série de imagens de alta resolução da Cratera Jezero, aquelas que o USGS fez, e já mostrei em um vídeo aqui no canal.

Então, à medida que for descendo e chegando perto do local de pouso, um sistema de imageamento começa a funcionar, fazendo imagens em tempo real do terreno.

Essas imagens são comparadas com as imagens na memória do computador e com isso através de algoritmos de inteligência artificial o local de pouso é definido com maior precisão.
Isso evita que o rover pouse em barrancos, taludes, pequenas depressões, em cima de grandes pedaços de rochas e outros problemas.

Isso, de acordo com todos os envolvidos garante um pouso suave em Marte.

E mais, poderá ser o sistema usado para pousar o ser humano em MArte.

É legal quando a gente estiver viajando para Marte, saber que vamos pousar num local, e nossa nave não vai capotar, ou não vamos abrir a porta e dar de cara com um desfiladeiro, ou que não vamos pousar em cima de um grande pedaço de rocha e danificar nossa nave.

Vai funcionar? Não vai? Já sabe, quinta-feira a partir das 16 horas aqui no canal vamos acompanhar ao vivo, tudo isso.

Fiquem ligados.

Fonte:

https://www.nasa.gov/centers/armstrong/feature/the-perseverance-of-testing-helping-to-assure-a-safe-rover-landing.html

#PERSEVERANCE #MARS2020 #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .