O Impacto de Raspão na Lua Que Gerou a Cratera Tycho

Um pouco abaixo da crista do anel leste da cratera Tycho, na Lua, existe um depósito suave resultado do derretimento causado pelo impacto. Essa magnífica imagem da Lua também mostra que crateras secundárias estão concentradas no lado leste da cratera e uma visão da mesma área com o Sol alto (mostrada abaixo) demonstra que existem alguns raios para oeste. A cratera Tycho na Lua foi formada por um impacto oblíquo, com o projétil vindo de oeste. Em um momento posterior ao impacto detritos foram carregados por meio de ejeção para leste, marcando a superfície com pequenos impactos. Com certeza, essa região da Lua não foi um lugar tranquilo e nem um lugar hospitaleiro há aproximadamente 109 milhões de anos atrás.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/May+11%2C+2011

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.