O Homem e a Máquina

Enquanto o Robonauta 2 está totalmente ocupado testando sua tecnologia na microgravidade a bordo da Estação Espacial Internacional, a NASA e a General Motors têm trabalhado em conjunto na Terra para encontrar novas maneiras que essas tecnologias podem ser usadas.

Os dois grupos começaram a trabalhar juntos em 2007 no Robonauta 2, ou R2, que em 2011 se tornou o primeiro robô humanoide no espaço. A NASA e a GM agora estão desenvolvendo uma luva robótica que trabalhadores remotos e os astronautas podem calçá-las para realizar suas respectivas tarefas, reduzindo assim o risco de lesões por tarefas repetitivas. Oficialmente ela é chamada de Humam Grasp Assist Device, mas normalmente é chamada de K-Glove ou Robo-Glove.

Na imagem acima, o Robonauta e uma mão calçada com a luva espacial são estendidas uma em direção a outra para demonstrar a colaboração entre os robôs e os humanos no espaço.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2199.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.