O Hexágono de Inverno Sobre Stagecoach no Colorado

Se você mora no hemisfério norte ou está lá a passeio, olhar para o céu e conseguir identificar a constelação de Orion, você poderá também identificar o Hexágono do Inverno. O Hexágono do I é formado por algumas das estrelas mais brilhantes visíveis no céu, essas estrelas juntas formam um padrão grande e facilmente identificado no céu de inverno do hemisfério norte. As estrelas que constituem tal padrão normalmente são identificadas mesmo no céu poluído das grandes cidades, embora a imagem acima, aqui reproduzida, mostra as estrelas no céu escuro de Stagecoach no Colorado, EUA. As seis estrelas brilhantes que montam o Hexágono de Inverno são, Aldebaran, Capella, Castor, Pollux, Procyon, Rigel e Sirius. Na imagem pode-se notar que a banda da Via Láctea aparece derramada cruzando o centro do Hexágono de Inverno, enquanto que o aglomerado estelar aberto das Plêiades é visto um pouco acima da formação. O Hexágono de Inverno engloba algumas constelações, entre elas a famosa constelação de Orion. Por esse motivo, se essa constelação é identificada é fácil montar o Hexágono de Inverno no céu.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110103.html

 

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.