O Grande Deserto de Areia da Austrália É Fotografado do Espaço

739942main_australia_desert_fromiss_cropped_946-710

observatory_150105No noroeste da Austrália, o Grande Deserto de Areia abriga feições geológicas de muito interesse, como uma zona de movimento de dunas ativa. Enquanto uma grande variedade de formas de dunas aparecem através da região, essa foto feita por um astronauta mostra numerosas dunas lineares com aproximadamente 25 metros de altura separadas de forma aproximadamente regular, com distâncias entre 0.5 e 1.5 quilômetros. As dunas são alinhadas de acordo com o vento que prevalece na região que as gerou, que ali normalmente sopram de leste para oeste. Onde as dunas lineares convergem, a confluência das nuvens aponta na direção do vento. quando você voa sobre as dunas – seja de avião, ou da ISS – as cicatrizes de incêndio se destacam. Onde a fina vegetação foi queimada, as dunas aparecem vermelhas da areia subjacente, e as dunas aparecem mais escuras onde a vegetação permanece.

Essa foto feita por um astronauta no dia 25 de Março de 2013, com uma câmera digital Nikon D3S usando uma lente de 400 mm, e foi fornecida pelo experimento da ISS chamado, ISS Crew Earth Observation e pelo Image Science & Analysis Laboratory, no Johnson Space Center. A imagem foi feita pela tripulação da Expedição 35. Ela foi cortada e realçada para melhorar o contraste e os artefatos gerados pela lente foram removidos.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2484.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.