O Furacão Igor como Visto desde a Estação Espacial Internacional

Câmeras montadas na Estação Espacial Internacional registraram novas imagens do Furacão Igor movendo-se para oeste no Oceano Atlântico na manhã do dia 13 de Setembro. O Igor apresentava-se como um furacão de Categoria 4 com ventos com velocidade máxima de 240 km/h.

[youtube width=”739″ height=”615″]http://www.youtube.com/watch?v=OZnL858-jmk[/youtube]

A Tempestade tropical Igor se formou sobre o leste do Oceano Atlântico em 8 de Setembro de 2010, como relatou o U.S. National Hurricane Center (NHC). Desde o seu nascimento que se deu ao sul das ilhas de Cabo Verde, o Igor começou a viajar para oeste. O Igor ganhou força e se tornou um furacão em 11 de Setembro de 2010, sendo o quarto furacão da temporada de 2010. No dia 13 de Setembro de 2010 as 11:00 a.m Atlantic Standard Time (AST) o Igor se tornou um furacão de Categoria 4 com ventos atingindo uma velocidade de 240 km/h.

O instrumento MODIS a bordo do satélite Aqua da NASA registrou essa imagem em cor natural do Igor às 16:40 UTC em 13 de Setembro de 2010. O Igor mostra todas as características de um furacão forte, incluindo um olho bem distinto e braços espirais que se expandem por centenas de quilômetros.

Em 13 de Setembro de 2010, o NHC fez a previsão de que o Igor continuará se movendo para oeste a uma velocidade de 17 km/h. No final do dia 13 e início do dia 14 de Setembro de 2010, espera-se que o Igor mude para a direção oeste-nordeste. Embora a intensidade da tempestade provavelmente irá variar no decorrer das próximas 48 horas, espera-se que ele continue sendo um furacão bem forte.

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art22302/hurricane-igor-as-seen-from-the-iss-video.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.