fbpx
27 de setembro de 2021

O Furacão Earl Como Visto da ISS

Às 14:20 UTC do dia 29 de Agosto de 2010, o instrumento Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) a abordo do satélite Terra da NASA registrou essa imagem em cor natural do furacão Earl sobre o Oceano Atlântico. Às 15:00 UTC do dia 29 o U.S. National Hurricane Center (NHC) relatou que o Earl sustentava ventos de 120 km/h com uma pressão mínima de ar de 985 milibares.

Nesse momento o furacão estava centrado próximo da latitude de 17 graus norte e na longitude de 58 graus oeste, aproximadamente a 360 quilômetros a leste de Antigua e a 510 km a leste de San Martin. Ambas as ilhas no Mar do Caribe.

Os pesquisadores participantes do projeto Genesis and Rapid Intensification Processes da NASA já fizeram dois vôos sobre a Tempestade Tropical/Furacão Earl, o qual se formou no dia 29 de Agosto. Na tarde do dia 30 de Agosto ele se tornou um furacão ainda maior com ventos de 205 km/h e alertas foram disparados em todas as ilhas do Caribe.

A expedição 24 a bordo da Estação Internacional Espacial registrou esse vídeo que mostra o Earl no Oceano Atlântico, esse vídeo foi feito a uma distância de 200 milhas acima da Terra no dia 30 de Agosto de 2010.

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art22062/hurricane-earl-seen-from-the-iss-video.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo