O Fim Da Missão Dawn da NASA – Space Today TV Ep.1555

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

—————————————————————————–

Hoje, mais uma missão da NASA chegou ao fim.

Foi declarado o final da Missão Dawn.

A NASA tentou se comunicar com a sonda no dia 31 de Outubro e no dia 1 de Novembro sem sucesso, lembrando que a comunicação das sondas acontece com a DSN, uma rede de antenas, e existe toda uma fila para as missões se comunicarem.

A equipe depois de eliminar todas as causas possíveis para a perda de comunicação, concluiu que a sonda finalmente esgotou o seu combustível de hidrazina.

A hidrazina é o combustível usado para fazer com que a sonda tenha capacidade de manobrar, virar e apontar suas antenas para a Terra.

Assim, sem hidrazina ela não pode virar e nem manobrar os painéis solares, ou seja, fim da missão.

A Dawn foi lançada em 2007 e fez uma viagem no total de 6.9 bilhões de quilômetros.

Em 2011 ela chegou em Vesta, o maior asteroide do Cinturão Principal de Asteroides do Sistema Solar, ela trabalhou ali até 2012, depois partiu para Ceres, o maior objeto do Cinturão Principal de Asteorides, um planeta anão, e em 2015 quando ela chegou lá, ela se tornou a primeira sonda a orbitar dois objetos do Sistema solar fora a Terra.

Os dados da Dawn permitiram que os cientistas pudessem comparar os dois mundos.

Resolveu o mistério dos pontos brilhantes de Ceres.

Descobriu que o planeta anão pode abrigar um oceano submerso, que possui matéria orgânica e que teve atividade geológica até pouco tempo, ou ainda tem.

Muitos resultados da Dawn ainda serão descobertos pois os dados continuarão sendo estudados.

Pelo fato de Ceres ter propriedades que poderiam abrigar vida, a Dawn não irá se chocar com o planeta anão.

A ideia é manter ela em órbita do objeto e isso ela deve ficar pelo menos pelos próximos 50 anos.

A Dawn gastou até a última gota de sua hidrazina fazendo descobertas muito importantes para o nosso entendimento sobre o Sistema Solar.

E assim, nessa semana, marcamos o encerramento de duas missões, a Kepler, na terça-feira, dia 30 de Outubro e a Dawn hoje, quinta-feira, dia 1 de Novembro de 2018.

Duas missões que irão deixar muitas saudades, e no caso da Dawn, por enquanto não temos uma substituta.

#MeetESO