O Filme Do Fim De Semana – Beyond the Visible: A História do Very Large Array

VLA-Image-courtesy-of-NRAO-AUI-and-NRAO


observatory_150105Enquanto o grande filme de ficção da temporada ainda não foi lançado, o Gravity, que deve estrear no Brasil no dia 11 de Outubro, aqui está outro filme bem legal para se assistir e refletir sobre o universo. O National Radio Astronomy Observatory, ou NRAO, lançou um filme, estilo, um curta metragem com 24 minutos de duração onde é contada a história do renovado rádio telescópio, Karl G. Jansky Very LArge Array (VLA). O filme é narrado pela ganhadora do Oscar de melhor atriz Jodie Foster, que em 1997 estrelou o filme Contato, que teve parte de suas cenas gravadas no VLA.

“No filme Contato, eu interpretei uma astrônomoa que usava o VLA”, disse Jodie. “Ao narrar esse novo filme para o VLA Visitor Center, eu tive o privilégio de apresentar os cientistas do amanhã, técnicos e engenheiros para as fantásticas complexidades desse grande telescópio, e para as maravilhas do universo que ele revela”.

No comunicado para a imprensa do NRAO, podemos encontrar, o seguinte:

Intitulado Beyond the Visible (Além do Visível, em tradução livre), o filme conta os bastidores da operação e das realizações científicas do VLA, que tem estado na frente das pesquisas astrofísicas, desde de 1980. Imagens espetaculares de solo e aéreas do icônico rádio telescópio são comentadas por meio de entrevistas em primeira pessoa com os funcionários que mantêm o telescópio funcionando e com os cientistas que usam o telescópio para descobrir novos fatos sobre o universo. O filme também retrata muito das tarefas técnicas necessárias para manter o VLA funcionando na vanguarda da ciência.

“Desde que o último filme para o Visitor Center foi produzido em 2002, nós completamos uma massiva atualização tecnológica que transformou o VLA numa ferramentas completamente nova e poderosa para a ciência de ponta”, disse Dale Frail Diretor para Operações no Novo México do NRAO. “Era hora de atualizarmos a história que temos que contar para nossos visitantes”, adicionou ele.

O filme substitui um vídeo anterior que rodava no auditório do VLA Visitor Center, que é visitado por cerca de 20000 pessoas por ano. Atualmente você não pode ir ao Visitor Center para assistir ao novo filme, devido ao desligamento ocorrido no sistema americano. Então veja ele aqui.


Fonte:

http://www.universetoday.com/105290/your-weekend-movie-beyond-the-visible-the-story-of-the-very-large-array/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.