O Estado da Exploração Espacial Humana no Nosso Sistema Solar

ssmissions_frohn_1366

observatory_150105Quais sondas a humanidade está atualmente usando para explorar o nosso Sistema Solar? Atualmente, cada planeta interno do nosso sistema tem no mínimo uma sonda robótica explorando, enquanto algumas outras estão monitorando o Sol, algumas estão mapeando a Lua da Terra, poucas outras estão caçando asteroides e cometas, uma está orbitando o planeta Saturno e algumas estão vagando rumo ao espaço profundo. A ilustração acima nos dá mais detalhe sobre o estado atual da exploração do Sistema Solar. O sistema solar interno é mostrado na parte superior direita da imagem e o sistema solar externo pode ser observado na parte inferior esquerda. Com essa aramada atual, a nossa época pode se tornar conhecida como a época em que a humanidade pesquisou pela primeira seu próprio sistema estelar. Algumas vezes bem separadas as sondas agem juntas como uma Rede Interplanetária para determinar a direção de distantes explosões anotando quando cada uma das sondas detecta os fótons de alta energia. Futuros marcos na exploração espacial do Sistema Solar incluem como indicado ao longo do gráfico inferior, a sonda Dawn que deve chegar no asteroide Ceres, o maior objeto do Cinturão de Asteroides, e a sonda New Horizon que deve alcançar Plutão, ambas devem cumprir suas missões em 2015.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130430.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.