O Espetacular Escudo de Calor do James Webb É Testado e Aprovado

sunshieldstackup-photo_3


observatory_1501051O escudo de calor no Telescópio Espacial James Webb da NASA é a maior parte do observatório – cinco camadas de uma fina membrana que devem se desenrolar com confiança no espaço para cumprir tolerâncias precisas. Na última semana, pela primeira vez, os engenheiros empilharam e desenrolaram uma unidade de teste de tamanho completo do escudo de calor e ele trabalhou perfeitamente.

O escudo de calor tem o tamanho aproximado de uma quadra de tênis, e será dobrado como um guarda-chuva ao redor dos espelhos e dos instrumentos do telescópio James Webb durante o lançamento. Uma vez que o telescópio alcançar a órbita, o telescópio James Webb receberá um comando da Terra para desenrolar, e separar as cinco camadas do escudo de calor em seu arranjo empilhado preciso com a forma de uma pipa.

A unidade de teste do escudo de calor foi empilhada e expandida numa sala limpa na instalação Northrop Grumman em Redondo Beach na Califórnia.

O escudo de calor, separa o observatório num lado quente voltado para o Sol e em um lado frio, onde o a luz do Sol é bloqueada para que não interfira com os sensíveis instrumentos de captura infravermelhos. Os instrumentos de infravermelho precisam ser mantidos a temperaturas extremamente baixas (abaixo dos 50 K ou -370 F) para que possam operar de maneira correta. O escudo de calor protege esses sensíveis instrumentos com um fator de proteção solar, ou SPF de 1000000. Só para se ter uma ideia, as loções comuns de proteção solar que compramos tem um fator de proteção entre 8 e 50.

Além de proporcionar um ambiente frio o suficiente, para o correto funcionamento dos instrumentos, o escudo de calor fornece um ambiente estável termicamente. Essa estabilidade é essencial para mater o alinhamento correto dos segmentos do espelho principal do telescópio, enquanto ele muda sua orientação com relação ao Sol.

O Telescópio Espacial James Webb é o sucessor do Telescópio Espacial Hubble da NASA. Ele será o telescópio espacial mais poderoso já construído. O James Webb é um projeto internacional liderado pela NASA e que conta com o apoio dos parceiros, a ESA e a Agência Espacial Canadense.

Para mais informações sobre o telescópio James Webb, visitem: www.jwst.nasa.gov ou www.nasa.gov/webb.

Para mais informações sobre o escudo de calor do James Webb, visitem: http://jwst.nasa.gov/sunshield.html.

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/goddard/nasas-webb-sunshield-stacks-up-to-test/#.U9b5blbobL8


alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.