O Espectro Mais Completo da Atmosfera de Um Exoplaneta – Space Today TV Ep.1131

Alguns importantes instrumentos espaciais, como o Hubble e o Spitzer, na área de exoplanetas possuem um papel fundamental.

Não, eles não são usados na descoberta dos exoplanetas, mas são sim usados na avaliação posterior, e principalmente na análise da atmosfera dos exoplanetas.

Para isso, estar fora da influência da Terra é crucial, pois são muitas correções a menos que precisarão ser feitas, além disso, diferente do Kepler que “só” registra a curva de luz das estrelas, o Hubble e o Spitzer possuem instrumentos dedicados ao estudo da atmosfera dos planetas.

E, a cada dia que passa, os astrônomos estão sabendo cada vez mais como trabalhar com o Hubble nessa atividade.

Um exemplo acaba de ser publicado, o Hubble e o Spitzer foram usados para analisar o exoplaneta conhecido como WASP-39b.

O WASP-39b está localizado a aproximadamente 700 anos-luz de distância da Terra, orbita uma estrela parecida com o Sol, e é classificado como um Saturno-Quente, ou seja, tem massa e tamanho parecido com Saturno.

Quando o planeta cruza a estrela, e parte da luz da estrela atravessa a atmosfera do planeta, a radiação da estrela interage com os elementos químicos na atmosfera e esse processo gera marcas, linhas de absorção e emissão no espectro que é registrado pelo Hubble, Spitzer e outros instrumentos.

O WASP-39b leva 4 dias para completar sua órbita, ele está gravitacionalmente travado com a estrela, ou seja, sempre mostrando o mesmo lado para ela.

A temperatura pode chegar na casa dos 750 Graus Celsius, e devido aos fortes ventos atmosféricos, esse calor é transportado para o lado escuro do planeta que fica tão quente quanto o lado claro.

É através do estudo da atmosfera dos exoplanetas que os astrônomos conseguem além, lógico de dissecar a composição do planeta, entender a sua história, onde se formou, como foi sua migração e todas as outras características importantes de um exoplaneta.

Nesse caso os astrônomos descobriram uma grande quantidade de água na atmosfera do exoplaneta.

E além disso, esse estudo marcou a aquisição do espectro mais completo da atmosfera de um exoplaneta já feito pelos cientistas usando o Hubble e o Spitzer.

Agora os astrônomos aguardam ansiosamente o James Webb, pois eles estão com a metodologia, e as técnicas bem afiadas, com um instrumento como o James Webb, dissecar a atmosfera de exoplanetas será uma atividade rotineira no futuro próximo.

Artigo:

Padrim do Space Today Para a Volta das Lives!!!

Seja meu Patrão:

=====================================================

Seja um apoiador do Space Today:

=====================================================

Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:

Seja meu Patrão:

Apoio e apresentação:

A nova casa do SciCast

Science Vlogs Brasil:

Meus contatos:

BLOG: https://spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!