O Escuro E Tempestuoso Júpiter

A imagem acima registra a intensidade dos jatos e vórtices no Cinturão Temperado Norte de Júpiter.

A sonda Juno fez essa imagem que teve sua cor realçada às 2:31 do dia 24 de Maio de 2018, hora de Brasília, enquanto a sonda executava seu décimo terceiro sobrevoo de Júpiter. No momento da imagem, a sonda estava a cerca de 7900 km acima do topo das nuvens do gigante gasoso na latitude norte de aproximadamente 41 graus. A visão está orientada com o Sul de Júpiter na direção do canto superior esquerdo da imagem e o norte para canto inferior direito.

O Cinturão Temperado Norte é a proeminente banda laranja avermelhada à esquerda do centro. Ele gira na mesma direção do planeta e predominantemente ciclônico, o que significa que no hemisfério norte ele gira na direção anti-horária. Dentro do cinturão, pode-se ver dois anticiclones de coloração cinza.

À esquerda do cinturão está uma banda mais brilhante, a chamada Zona Temperada Norte Norte, com nuvens altas cujo o relevo vertical é acentuado pelo ângulo baixo da luz do Sol perto do terminador. Essas nuvens são provavelmente feitas de cristais de gelo de amônia, ou possivelmente uma combinação de gelo de água com gelo de amônia. Embora a região como um todo pareça caótica, existe um padrão de alternância da rotação, feições de coloração mais clara no norte da zona e no lado sul.

Os cientistas acreditam que as regiões escura de grande escala são locais onde as nuvens são mais profundas, com base nas observações de infravermelho feitas ao mesmo tempo pelo experimento JIRAM da Juno e por observações da Terra. Essas observações mostram emissões térmicas mais quentes, então mais profundas vindas dessas regiões.

À direita da zona brilhante, e mais ao norte no planeta, a estrutura bandada de Júpiter se torna menos evidente e uma região com ciclones individuais pode ser vista, com anticiclones menores e mais escuros no meio.

O cientista cidadão Kevin M. Gill, criou essa imagem usando dados da JunoCam.

As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis para que o público possa processá-las em:

www.missionjuno.swri.edu/junocam

Para mais informações da Juno, visite:

https://www.nasa.gov/juno e http://missionjuno.swri.edu

Créditos da Imagem: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Kevin M. Gill

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/dark-and-stormy-jupiter

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.