O Delta do Rio Nilo A Noite Como Visto Da Estação Espacial Internacional

Um dos aspectos mais fascinantes de observar a Terra a noite é ver como as luzes das cidades mostram a distribuição das pessoas no planeta Terra. Nessa imagem aqui reproduzida mostra o Egito e podemos ver que a população está quase que completamente concentrada ao longo do Vale do Rio Nilo, e apenas uma pequena porcentagem localiza-se no interior do país.

O Rio Nilo e seu delta parecem com uma flor brilhante nesta imagem feita por um astronauta da Estação Espacial Internacional, do sudeste do Mar Mediterrâneo. A área metropolitana de Cairo forma a base brilhante da flor. As cidades menores dentro do Delta do Nilo tendem a ser mais difíceis de serem observadas durante o dia devido a densa agricultura. Contudo, durante a noite essas áreas e as estradas que as conectam ficam aparecem claramente. Do mesmo modo as regiões urbanizadas e as infra-estruturas presentes ao longo do Rio Nilo tornam-se aparentes.

Outra região brilhante é visível ao longo da linda de costa leste do Mediterrâneo e representa a área metropolitana de Tel-Aviv em Israel (porção direita da imagem). A leste de Tel-Aviv está Amman na Jordânia. Os dois maiores corpos de água que definem a linha de costa leste e oeste da península do Sinai, o Golfo de Suez e o Golfo de Aqaba, são delimitados pelas luzes localizadas ao longo de suas linhas de costa, no canto inferior direito da imagem. As luzes das cidades de Paphos, Limassol, Larnaca e Nicosia são visíveis na Ilha de Chipre (na parte superior da imagem).

Nuvens azuis e cinzas dispersas cobrem o Mar Mediterrâneo e o Sinai,  enquanto que a maior parte do nordeste da África aparece livre de nuvens. Uma fina banda amarelo-amarronzada traça a curvatura da Terra na imagem, uma banda de emissão de luz apagada resulta da interação dos átomos atmosféricos e das moléculas com a radiação solar a aproximadamente 100 quilômetros de altura.

Fonte:

http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=46820&src=iotdrss

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.