O Deck de Comando do Ônibus Espacial Endeavour


Como seria voar num ônibus espacial? Embora a frota de ônibus espaciais já tenha se aposentado, ainda é interessante contemplar os controles e onde os comandantes e pilotos sentavam em um das máquinas mais sofisticadas da humanidade. A imagem acima mostra o deck de comando do Ônibus Espacial Endeavour, o mais jovem dos ônibus espaciais e o penúltimo a ser lançado. Os numerosos painéis e displays permitiam ao módulo orbital controlado  por computador entrar no topo da atmosfera da Terra numa velocidade mais alta que a velocidade do som, apenas 30 minutos antes de pousar como um avião. Os ônibus espaciais aposentados estão agora sendo enviados a museus, o Endeavour propriamente dito está sendo enviado para o California Space Center em Los Angeles, na Califórnia, o Atlantis está sendo enviado para o Kennedy Space Center Visitor Complex na Merritt Island na Flórida e o Discovery está sendo enviado ao Udvar-Hazy Annex do National Air and Space Museum em Chantilly na Virginia. Assim sendo, a experiência de se sentar na cadeira do piloto e contemplar pessoalmente os comandos que levaram muitos homens ao espaço pode ser feita de verdade no futuro.


Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120418.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.