O Conjunto do Momento: ISS e Endeavour Durante a Noite e Durante o Dia

O ônibus espacial Endeavour e a sua tripulação chegou à Estação Espacial Internacional na manhã do dia 18 de Maio de 2011, às 7:15 hora de Brasília. As duas naves estão agora acopladas e podem ser vistas voando sobre o céu noturno da Terra como um único ponto de luz brilhante.

Porém, pouco antes do acoplamento, o conjunto sobrevoou Brisbane na Austrália onde Stephen Mudge fez a foto acima.

Contudo, o céu noturno não é o único lugar para se ver o Endeavour e a ISS. No dia 19 de Maio de 2011 na Romênia, as duas naves já acopladas passaram em frente ao Sol e puderam ser fotografadas como mostrado abaixo.

Maximilian Teodorescu, registrou o trânsito desde Bucareste na Romênia. Ele usou um telescópio refrator de 80 mm equipado com um filtro solar Baadar ND 5 e registrou a silhueta do conjunto ISS-Endeavour de forma espetacular.

Fonte:

http://www.spaceweather.com/archive.php?view=1&day=18&month=05&year=2011

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.