O Cônico e Icônico Licancabur de Guarda ao Chajnantor

Esta impressionante imagem panorâmica mostra o Planalto do Chajnantor – onde está instalado o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) – com o majestoso vulcão Licancabur como pano de fundo. Com o Licancabur de guarda, uma floresta gelada de penitentes amontoa-se no primeiro plano. Os penitentes são um curioso fenômeno natural, que se observa em regiões de elevada altitude. Consistem em finos picos de neve dura ou gelo, com cumes afiados apontados ao Sol, com alturas que vão de alguns centímetros até vários metros. Pode ler mais sobre os penitentes numa Fotografia da Semana anterior (potw1221).

O Licancabur, a uma altitude de 5920 metros, é o vulcão mais icônico da região de San Pedro de Atacama, Chile. A sua forma cônica faz com que seja facilmente reconhecido mesmo a grandes distâncias. Situa-se na região mais ao sul da fronteira entre o Chile e a Bolívia. O vulcão possui na sua cratera um dos lagos mais altos do mundo. O lago tem atraído a atenção de biólogos interessados em estudar como é que organismos microscópicos podem aí sobreviver, uma vez que o ambiente é extremamente inóspito, possuindo intensa radiação ultravioleta, atmosfera fina e temperaturas baixas. As estratégias de sobrevivência da vida microscópica no Lago Licancabur podem até dar-nos uma ideia das possibilidades da existência de vida em Marte numa época primitiva.

Esta fotografia foi tirada próxima do local onde se encontra instalado o ALMA, por Babak Tafreshi, um dos Embaixadores Fotográficos do ESO.

O ALMA, uma infraestrutura astronômica internacional, é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. A construção e operação do ALMA é coordenada pelo ESO, em prol da Europa, pelo Observatório Nacional de Rádio Astronomia (NRAO), em prol da América do Norte e pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ), em prol do Leste Asiático. O Joint ALMA Observatory (JAO) fornece uma liderança e direção unificadas na construção, comissionamento e operação do ALMA.

 

Links

Mais sobre o ALMA no ESO

Joint ALMA Observatory

Embaixadores Fotográficos do ESO

Crédito:

ESO/B. Tafreshi (twanight.org)

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1240a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.