O Complexo de Nebulosas NGC 6914

Um dramático estudo de contrastes, essa paisagem cósmica colorida mostra estrelas, poeira e o gás brilhante da NGC 6914. O complexo de nebulosas localiza-se a 6000 anos-luz de distância na direção da constelação de Cygnus e do plano da Via Láctea. Com as nuvens de poeira em primeiro plano mostradas pelas suas silhuetas, tanto a emissão avermelhada do hidrogênio como a reflexão empoeirada azul preenchem meio grau do campo de visão que se espalha por aproximadamente 50 anos-luz considerando a distância estimada da NGC 6914. A radiação ultravioleta das estrelas jovens, quentes e massivas da extensa associação Cygnus OB2 ioniza o gás hidrogênio atômico, produzindo o brilho vermelho característico à medida que os prótons e elétrons são recombinados. As estrelas encaixadas da Cygnus OB2 fornecem a luz estelar azul que é fortemente refletida pelas nuvens de poeira. Construída como um painel de dois mosaicos a imagem foi processada para realçar as cores do brilho e da diminuição do brilho além de mostrar em detalhes as estruturas dessa nebulosa.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110304.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.