O Cometa PanSTARRS É Fotografado na Companhia de Uma Galáxia

PanstarssN3319Falesiedi


observatory_150105Varrendo vagarosamente pelos céus do norte, o cometa PanSTARRS C/2012 K1, posa para esse retrato telescópico feito no dia 2 de Junho de 2014 na constelação de Ursa Major. Agora, dentro do sistema solar interno, o corpo congelado da Nuvem de Oort, apresenta duas caudas, uma cauda mais brilhante e vasta de poeira e uma cauda de íon que se estende abaixo e a direita. A coma esverdeada condensada do cometa faz um belo contraste  com o fundo estelar amarelado acima. A NGC 3319 aparece na parte superior esquerda do frame que se espalha por quase duas vezes o diâmetro aparente da Lua Cheia. A galáxia espiral está a cerca de 47 milhões de anos-luz de distância, muito além das estrelas da Via Láctea. Em comparação, o cometa está a meros 14 minutos-luz do nosso planeta. Esse cometa PanSTARRS vagarosamente ganhará brilho com o passar dos meses, se tornando um belo alvo para os observadores de cometas, e atingirá o periélio, ou seja, o ponto da sua órbita, mais próximo do Sol, enquanto estará um pouco além da órbita da Terra no final do mês de Agosto de 2014.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140606.html


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.