O Cometa ISON Se Aproximando do Sol – 27 de Novembro de 2013


observatory_150105O Cometa ISON sobreviverá ao seu contato imediato com o Sol amanhã, dia 28 de Novembro de 2013? Se aproximando a uma distância que o levará a um diâmetro solar de distância do Sol, o destino de um dos mais incomuns cometas da era moderna finalmente será determinado. O cometa pode deixar uma grande quantidade de gelo e poeira na sua cauda em desenvolvimento – ou se partir completamente. Infelizmente, quanto mais próximo o cometa fica do Sol, mas difícil é complicado para os instrumentos convencionais observarem o brilhante cometa se aproximando do astro. Acima, pode-se ver um vídeo, feito em time-lapse, mostrando o Cometa ISON se erguendo sobre as Ilhas Canárias, logo acima do Sol da manhã poucos dias atrás. Se o núcleo do cometa sobreviver, a coma e a cauda poderão ser vistas se erguendo a partir do Sol nos próximos dias e semanas. Enquanto da Terra observar o Cometa ISON está quase que impossível, da órbita e utilizando sondas como a STEREO, e a SOHO, o cometa pode ser visto chegando próximo do Sol, e por meio dessas sondas será possível acompanhar o que acontecerá com o ISON, ou a sua sobrevivência, ou uma das maiores desintegrações de cometas já observada. Desde ontem, dia 26 de Novembro de 2013, o ISON aparece no campo de visão do instrumento LASCO C3 da sonda SOHO. A última imagem pode ser encontrada abaixo e foi feita às 21:06, hora de Brasília do dia 27 de novembro de 2013.

ison_soho_27_11_2013


Fontes:

http://apod.nasa.gov/apod/ap131127.html

http://sohowww.nascom.nasa.gov/hotshots/index.html/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.