fbpx

O Cometa ISON Se Aproxima e Pode Fazer Uma Aparição Tão Espetacular Quanto a do Lovejoy no Final de 2013

Comet ISON in Gemini on 01-08-2013 @ 05:15 U.T.

observatory_150105No final desse ano de 2013, espera-se que o Cometa ISON possa fazer uma aparição inesquecível quando ele se caminhar rumo ao Sol onde deve passar bem perto da nossa estrela e então se transforma de uma bola de neve suja em um objeto brilhante que poderá ser visto da Terra a olho nu na luz do dia. No momento, contudo, ele não chama muito a atenção. A imagem acima foi enviada ao site www.spaceweather.como por John Chumack, que a fez no dia 8 de Janeiro de 2013 desde seu observatório particular em Yellow Springs, no estado norte-americano de Ohio.

“O Cometa ISON (C/2012 S1) está atualmente na constelação de Gemini, se movendo entre as estrelas que marcam as cabeças dos gêmeos, Castor e Pollux”, disse Chumack. “Ele ainda está muito apagado, com uma magnitude de 16, mas não se deixe enganar com isso. Ele poderá no final do ano se tornar um dos cometas mais brilhantes e mais bem vistos dos últimos anos”.

O Cometa ISON é um cometa da família dos sungrazers. Em 28 de Novembro de 2013, ele irá sobrevoar a atmosfera externa do Sol, passando a somente 1.2 milhões de quilômetros da superfície estelar. Se o cometa sobreviver a esse encontro, ele poderá emergir brilhando no céu da Terra tão intensamente quanto a Lua, e será visível perto do Sol, até mesmo na luz do dia. A cauda empoeirada do cometa se esticando no céu, durante a noite poderá criar uma comoção mundial.

O Cometa ISON parece tão apagado e pequeno, pelo fato de estar muito longe, atualmente perto da órbita de Júpiter. À medida que ele cair em direção ao Sol nos próximos meses ele irá se aquecer e revelar mais de sua verdadeira característica. No meio de 2013 os pesquisadores já deverão saber se as previsões até agora otimistas com relação ao Cometa ISON realmente se concretizarão. Existe a possibilidade que ele seja o cometa do século.

3003459

O último cometa que deu espetáculo no céu da Terra e que foi uma verdadeira surpresa foi o cometa Lovejoy. O Lovejoy (C/2011 W3) também foi um cometa do tipo sungrazer e que passou muito perto da superfície solar, cerca de 185000 quilômetros. Na época, poucas pessoas acreditavam que ele pudesse sobreviver a esse encontro com o Sol. Mas depois de sair dos domínios do Astro Rei, o Lovejoy se mostrou um dos mais espetaculares cometas já observados da Terra. Na imagem acima, pode-se ver o Cometa Lovejoy brilhando no céu matutino acima da região oeste da Austrália, perto da cidade de Perth. Espera-se que com o Cometa ISON algo semelhante, porém mais espetacular também aconteça.

3003459-g

Fonte:

www.spaceweather.com

http://www.twanight.org/newTWAN/photos.asp?ID=3003459

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo