O Cometa Azul PanSTARRS

Descoberto com o telescópio PanSTARRS no dia 7 de Setembro de 2016, esse Cometa PanSTARRS, oficialmente conhecido como C/2016 R2, está atualmente a cerca de 3 Unidades Astronômicas do Sol, passando pelos céus do planeta Terra tendo como pano de fundo as estrelas da constelação de Touro. Esse belo visitante proveniente da Nuvem de Oort, mostra sua cauda de íon brilhando com tonalidades azuladas. Ainda relativamente longe do Sol, a cauda de íon, já bem desenvolvida do cometa é bem impressionante. Emissões de uma quantidade incomum de moléculas de monóxido de carbono ionizado, CO+, fluoresce com o aumento da luz do Sol e são as responsáveis pela tonalidade azul da cauda. Essa imagem colorida do cometa é uma combinação de dados obtidos por dois diferentes telescópios durante a noite de 7 de Janeiro de 2018. Localizada no ápice do aglomerado estelar em forma de V das Híades em Touro, a brilhante estrela Gamma Tauri é a responsável pelo brilho observado no canto inferior esquerdo da imagem.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180112.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.