O Cometa Azul Encontra As Estrelas Azuis

O que está seguindo em direção das Plêiades? Tudo indica que seja o Cometa C/2016 R2 (PanSTARRS), mas nessa imagem, a aparência pode te enganar. Na parte direita da imagem, está o famoso aglomerado estelar das Plêiades, que é dominado pela luz azul das estrelas jovens e massivas. Na parte esquerda da imagem está um visitante do Sistema Solar interno, que é o Cometa PanSTARRS, um bloco de gelo do Sistema Solar externo que atualmente apresenta uma longa cauda de íon dominada pela luz azul que se deve a abundância incomum de monóxido de carbono ionizado. O Cometa PanSTARRS está se movendo para a parte superior da imagem, e a sua cauda de íons aponta para longe do Sol, mas é afetada pelo complexo vento solar de partículas. Visível através de um pequeno telescópio, o cometa está se apagando, à medida que se afasta da Terra, mesmo apesar de atingir seu ponto mais próximo do Sol no início de Maio.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180212.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.