O Cometa Azul Desfilando Por Uma Bela Paisagem Cósmica

O cometa PanSTARRS também conhecido como O Cometa Azul (C/2016 R2) está bem perto do canto inferior esquerdo dessa bela imagem feita no dia 13 de Janeiro de 2018. Se espalhando por quase 20 graus no céu, essa bela paisagem cósmica ela pode ser explorada com detalhe, graças ao tempo de exposição e aos frames bem processados a partir dos dados obtidos por uma câmera digital sensível. Ela mostra as nuvens coloridas e as nebulosas escuras e empoeiradas outrora muito apagadas para serem vistas a olho nu. Na parte superior direita , a Nebulosa da Califórnia, também conhecida como NGC 1499, tem a sua forma familiar. Sua linha de costa tem mais de 60 anos-luz de comprimento e localiza-se a cerca de 1500 anos-luz de distância da Terra. O pronunciado brilho avermelhado da nebulosa é devido aos átomos de hidrogênio ionizados pela luminosa estrela azul Xi Persei, logo abaixo dela. Perto da parte central inferior, está o famoso aglomerado de estrelas das Plêiades, que está localizada a cerca de 400 anos-luz de distância da Terra e tem cerca de 15 anos-luz de diâmetro. Sua espetacular cor azul é devido à reflexão da luz estelar pela poeira interestelar. Entre elas estão as estrelas quentes da associação Perseus OB2, e as nebulosas escuras e empoeiradas ao longo da borda das massivas nuvens moleculares de Taurus e Perseus. A emissão de uma abundância incomum de moléculas de monóxido de carbono ionizadas (CO+) ficam fluorescentes na presença da luz do Sol e toda essa interação é a principal responsável pela tonalidade azulada da impressionante cauda do cometa. O cometa está a cerca de 17 minutos-luz de distância da Terra.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180216.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.