O Cometa Alvo da Sonda Rosetta

PIA18376


observatory_150105A sonda Rosetta, capturou essa impressionante série de 9 frames, entre os dias 27 de Março e 4 de Maio de 2014, enquanto se aproximava de 5 milhões para 2 milhões de quilômetros de seu cometa alvo. Caminhando pela sua órbita de 6.5 anos em direção ao seu encontro mais próximo com o Sol que deve acontecer no próximo ano, o cometa periódico 67P/Churyumov-Gerasimenko, é visto movendo-se e passando por um distante fundo de estrelas na constelação de Ophiuchus e do aglomerado globular estelar M107. O desenvolvimento da coma do cometa é na verdade vista no final da sequência, se estendendo por cerca de 1300 quilômetros no espaço. A sonda Rosetta está programada para se aproximar definitivamente do cometa no início do mês de Agosto de 2014. Agora ativo, o núcleo do cometa tem cerca de 4 quilômetros de diâmetro, lançando a coma empoeirada à medida que gelo empoeirado começa a sublimar pela ação da luz do Sol. O módulo de pouso da sonda Rosetta fará contato com a superfície do núcleo do cometa em Novembro de 2014.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140523.html


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.