O Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko no Dia 22 de Agosto de 2014


Comet_on_22_August_2014_-_NavCam


observatory_150105A imagem acima foi feita pela câmera de navegação, ou NAVCAM da sonda Rosetta, no dia 22 de Agosto de 2014, com a sonda a uma distância de 64 km do núcleo de 4 km de diâmetro do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

A sonda Rosetta, cada vez se encontra mais perto do cometa, e essas aproximações e as belas imagens feitas por ela de ângulos diferentes, permitem que os cientistas possam escolher com carinho o local para o pouso do módulo Philae. Atualmente a missão cumpre essa etapa, escolher qual será o local de pouso do módulo Philae. Pouso esse que deve acontecer no dia 11 de Novembro de 2014.

A imagem acima, mostra mais uma vez claramente os dois lobos do cometa, com o lobo maior na parte inferior da imagem e o lobo menor na parte superior da imagem, além disso, ela mostra num ângulo inteiramente novo a região do pescoço que liga os dois lobos que constituem o núcleo do cometa.

O lobo maior do cometa, apresenta boa parte de sua extensão imersa na sombra, devido à posição do Sol, mas mesmo assim é possível destacar as diferentes crateras, com diferentes tamanhos e formas, e na parte mais a esquerda uma grande quantidade de sobreposição de crateras, mostrando que elas apresentam idades diferentes.

Na região do pescoço podemos ver claramente o terreno dominado por um material mais fino cobrindo boa parte dessa região, com os pedaços de rocha e gelo sujo ali presentes. Após essa região do pescoço, começa o lobo menor do cometa. No começo do lobo menor é possível ver uma região repleta de valas e ranhuras, indicando que o material ali presente escorregou, para o pescoço, por meio de uma grande erosão que deve ter sofrido o cometa. No meio dessa região é possível ver um desfiladeiro elevado, cuja altura fica evidente devido à sombra gerada pela sua parede. No lado direito dessa região é possível ver uma parede elevada e íngreme que também possui valas e ranhuras.

Passando essa região que conecta o lobo menor ao pescoço é possível ver o corpo do lobo menor, dominado por crateras, pelo terreno coberto de material mais finos e por pedaços de rocha e gelo sujo. Na parte mais a esquerda é possível ver uma elevada parede, que dá para uma região mais baixa do lobo menor.


cometa_22_agosto_comentado


Abaixo você encontra a descrição do vídeo que fiz comentando as imagens do dia 19, 20 e 21 de Agosto de 2014.

A sonda Rosetta, continua dando um show de imagens para todos nós, revelando a verdadeira forma de um cometa. Os cometas, antes pensados como bolas de gelo sujo, rocha, poeira e gás, estão se mostrando objetos muito mais complexos, com estruturas e feições nunca antes imaginadas. O vídeo acima apresenta a minha visão a cerca das imagens feitas pela câmera de navegação da sonda Rosetta, ou NAVCAM, nos dias 19, 20 e 21 de Agosto de 2014, quando a sonda estava a 79km, 83km e 69km respectivamente, de distância do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Muito mais sobre o cometa ainda está para ser descoberto, principalmente a partir do dia 11 de Novembro de 2014, quando o módulo Philae pousará na superfície do cometa e certamente nos revelará dados, e informações ainda mais impressionantes. Só nos resta agora curtir as imagens enviadas, entender um pouco sobre elas e nos maravilharmos com a beleza que a sonda Rosetta está nos revelando a cada dia.

Não deixem de largar o joinha, que é muito importante para a motivação de fazer novos vídeos, se inscrever no canal, para receber os últimos vídeos, compartilhar o vídeo nas redes sociais para espalhar a palavra da astronomia a todos, e deixar seu comentário. O que vocês acham dessa missão da sonda Rosetta.

Só lembrando, meus contatos são:

BLOG: www.blog.cienctec.com.br

TWITTER: https://twitter.com/Cienctec1

FACEBOOK: www.facebook.com/cienctec

YOUTUBE: www.youtube.com/user/ssacani

Obrigado a todos pela audiência e pelos comentários.



Fonte:

http://blogs.esa.int/rosetta/2014/08/23/cometwatch-22-august/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.