O Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em 7 de Agosto de 2014

churyumov_gerasimenko_7_agosto


observatory_1501051A imagem acima foi feita pela Câmera de Navegação, ou NAVCAM, da sonda Rosetta, e mostra o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em 7 de Agosto de 2014. A imagem foi feita a uma distância de 83 km do cometa.

Pode-se observar na imagem o lobo menor do núcleo duplo em primeiro plano, mostrando quase que de frente a grande cratera presenta na sua parte terminal. O impressionante, é que é possível detalhes no interior dessa crateras, como uma grande estrutura, semelhante a uma escarpa e outras feições que se assemelham a pedaços de gelo. A região do pescoço não é observada nessa imagem.

O lobo maior do cometa, também pode ser observado, com o destaque para uma grande cratera situada na parte central desse lobo, seguida à esquerda por um terreno extremamente suave e sem a presença mais feições.

comparacao_6_agosto_7_agosto_cg


Fonte:

http://blogs.esa.int/rosetta/2014/08/08/cometwatch-7-august/

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.